UF DE SEIXAL, ARRENTELA E PAIO PIRES
_
PROGRAMA AUTÁRQUICO
Paulo Galvão
_
CANDIDATO À UF Seixal, Arrentela e Paio Pires
O CDS-PP através da estrutura concelhia do Seixal, apresenta a sua candidatura a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, acreditando ter um projeto sério, com soluções credíveis e com uma equipa responsável, com provas dadas em assembleias municipais, de ser uma oposição forte, construtiva, preparada para superar as dificuldades de mais de quarenta anos de gestão comunista, estagnando o concelho e as freguesias não deixando afirmarem-se e crescerem com a qualidade de vida que o presente precisa e o futuro exige.
1 - Introdução
Os candidatos pelo CDS-PP pela União das Freguesias de Seixal, Arrentela e Paio Pires, acreditam firmemente que a população destas freguesias já não está interessada na continuidade da gestão da CDU, pois estão à vista os resultados que destacamos, entre outros:
1. Insuficiência da higiene e limpeza urbana;
2. Abandono e degradação de equipamentos de recreio, desporto e cultura existentes;
3. Jardins e espaços verdes mal cuidados;
4. Ruas e passeios degradados;
5. Falta de parques de estacionamento e circulação rodoviária;
6. Falta de manutenção dos mercados municipais e falta de políticas concretas com incentivos à ocupação dos muitos espaços desocupados;
7. A degradação do Seixal após a deslocação dos Serviços para o novo edifício cada vez mais notória;
8. Estado deplorável da cidade por causa das intermináveis obras de requalificação assim como os prejuízos causados aos comerciantes e moradores da zona.
Estes e muitos outros factos são evidentes, não só para aqueles que se preocupam com todos os aspetos que contribuem para uma melhoria da qualidade de vida da população destas Freguesias, mas também, pela generalidades das pessoas que aqui vivem, trabalham ou nos visitam.
2 - Compromissos
Assim, os candidatos do CDS-PP comprometem-se como sempre assim foi, a exercer a gestão da Junta da União das Freguesias, com base nos seguintes princípios, que nos identificam junto dos nossos fregueses:
A) Disponibilidade
B) Vontade
C) Capacidade
D) Responsabilidade
E) Idoneidade
Disponibilidade
Estaremos sempre ao serviço da população de modo incondicional, quaisquer que sejam as situações que se deparem. Um candidato autarca deverá ser, acima de tudo, uma pessoa que tenha um entendimento apurado do que é “estar ao serviço da população”. Não esquecemos que, por vezes, temos que dar tratamento prioritário aos assuntos da população em detrimento dos assuntos particulares.
Vontade
Mostraremos, através de ações concretas, o nosso firme empenho na defesa da qualidade de vida dos nossos fregueses, promovendo e incentivando a sua participação na vida coletiva da União das Freguesia.
Capacidade
Manteremos um bom relacionamento com os fregueses, ouvindo atentamente todas as críticas, sempre com uma orientação positiva mesmo aquelas que se afigurem injustas, ouvindo as discordâncias, partindo do princípio de que aqueles que discordam poderão conhecer os problemas melhor do que nós.
Trabalharemos sempre em equipa, com disciplina, com coordenação eficaz, acolhendo e pondo em prática todas as boas ideias, independentemente da sua proveniência. Faremos mais e melhor com os recursos públicos atribuídos.
Responsabilidade
Assumiremos sempre e em todos os aspetos da vida autárquica, as consequências das decisões tomadas, quer do ponto de vista político, social ou moral.
Idoneidade
Colocaremos sempre em primeiro lugar, a defesa dos interesses dos fregueses como princípio geral orientador, servindo a população com o nobre espírito de missão, sem pretender retirar benefícios pessoais ou de grupos, quaisquer que sejam, mas sim, procurando que os principais beneficiados da gestão da Junta sejam os seus habitantes, aqueles que nela trabalham e os que a visitam.
Com esta orientação, procuraremos sempre ser tolerantes nas opiniões e intransigentes na defesa dos princípios e valores que regem a causa pública.
3 - Relacionamento com a Câmara Municipal do Seixal
É fundamental para uma boa gestão da União das Freguesias, que exista um bom relacionamento entre os executivos da Câmara e os da JF da União das Freguesias.
Esse relacionamento deverá assentar numa mesma base programática, num diálogo permanente e de solidariedade política, facilitando, deste modo, uma descentralização eficaz dos meios e competências inerentes a Junta de Freguesia.
4 – Relacionamento com os fregueses
A candidatura do CDS-PP à União das Freguesias, consciente da necessidade de uma maior aproximação do poder local junto das populações, está empenhada em estabelecer uma ligação mais forte, mais concreta e eficaz, entre a Junta e a população das Freguesias.
Neste sentido, envidará todos os esforços, procurando envolver todos no exercício e prática da cidadania. Isto só será possível, com um reforço e dignificação de todos os órgãos da Junta. Lançaremos um projeto de informação socioeconómica das famílias, que permita detetar as situações mais graves de pobreza e exclusão social, e recorreremos a parcerias e/ou apoios da Segurança Social, entidades públicas/privadas e instituições de solidariedade, para determinar com rigor e segurança, as reais necessidades e aspirações das pessoas, de modo a providenciar as soluções e apoios efetivos em tempo útil.
5 – Relacionamento com as Instituições Públicas e Privadas
O nosso relacionamento com as diversas Instituições existentes na Freguesia pautar-se-á por um acompanhamento muito próximo das atividades e programas de cada uma delas, designadamente aqueles que dizem respeito ou beneficiem diretamente a população das freguesias que compõem a União das Freguesias, como por exemplo: PSP, GNR, ABMS, Escolas, Empresas, Paróquias, Associações Culturais, Associações de apoio aos mais desfavorecidos, Associações Seniores, etc.
Assim, estaremos empenhados na melhoria da proteção e segurança das pessoas e bens da Freguesia, pelo que, solicitaremos reuniões periódicas de trabalho com as Forças Policiais e de Socorro do Concelho.
Nas Instituições, cuja gestão é da responsabilidade da Junta de Freguesia, como por exemplo as Creches e Jardins-de-Infância, estaremos especialmente atentos à qualidade do serviço prestado, pelo que, trabalharemos sempre em parceria com todos os intervenientes: Pessoal, Técnicos e Associações de Pais.
Procuraremos trabalhar em estrita colaboração com as Coletividades de Cultura e Recreio, na criação e realização conjunta de atividades desportivas, recreativas e culturais para todos, qualquer que seja a idade.
6 – Relacionamento com o Meio Ambiente
A qualidade do meio ambiente é, hoje em dia, um dos fatores relevantes para a fixação das pessoas num determinado local, seja para sua residência, permanente ou não, seja para aí trabalharem. Para isso, é necessário que existam níveis muito aceitáveis de higiene, os quais passam por uma permanente limpeza das ruas, passeios, parques, jardins, etc., por uma eficiente recolha de lixos. É necessário que os parques e jardins estejam sempre bem cuidados e funcionais. É necessário que os níveis de poluição estejam controlados, que as ruas e passeios estejam transitáveis, limpas de dejetos e sem buracos. É necessário, também, que o estacionamento automóvel não seja caótico, como acontece em algumas artérias da nossa freguesia, pelo que, será necessário criar mais lugares de estacionamento.
Estaremos empenhados em cuidar de todos estes aspetos, porque queremos que as nossas freguesias sejam uma referência para todos, na procura constante da melhoria do seu meio ambiente e onde as pessoas se sintam orgulhosas do local onde moram ou trabalham.
O Projeto do CDS-PP Seixal assenta em 3 grandes vertentes, a Educação, a Saúde e a Acão Social sem nunca deixar de estar atento aos restantes problemas existentes.
Educação
A Educação como pilar da sociedade moderna é uma preocupação do CDS-PP sendo a qualidade e o bem-estar dos pais, professores, alunos e auxiliares de educação uma prioridade bem vincada tendo como principais projetos a realizar:
- Exigir junto das entidades com poder de decisão a construção do pavilhão na Eb Carlos Ribeiro em Pinhal de Frades
- Aumentar a oferta e qualidade das refeições nas escolas
- Aumentar o número de auxiliares de ação educativa
- Aumentar o número de professores
- Aumentar o número de técnicos de ensino especial
- Aumentar a oferta de ocupação de tempos livres quer recorrendo a meios escolares quer através de acordos com entidades privadas
- Acabar com os horários duplos nas escolas
Saúde
A Saúde como reflexo do bem-estar pessoal é o suporte de uma vida com dignidade quer no início quer no fim de vida onde deve haver o direito a um sistema de saúde o mais próximo possível e com resposta rápida:
- Exigir a reabilitação dos centros de saúde existentes
- Estabelecer parcerias com universidades de modo a aumentar o apoio de recém-formados aos médicos existentes no concelho de modo a agilizar as consultas
- Aumentar o apoio aos serviços de técnicos de saúde ao domicílio
- execução do parque de estacionamento na unidade de saúde de Pinhal de frades
Ação Social
O Apoio Social como suporte da população mas necessitada é sem duvida a garantia de qualidade de vida quer num período curto ou menos curto da vida sendo este um valor real do CDS-PP.
- Aumentar o apoio da União de Freguesias à população mais necessitada através de projetos de proximidade dando apoio a particulares e IPSS
-Parcerias com as escolas da união de freguesias no projeto de visitas a lares e instituições de acolhimento
- Criar a dinâmica do voluntariado com base na rede social entre estudantes e idosos
- Apoiar o movimento associativo nas suas atividades
- Protocolos de apoio das cozinhas das creches públicas a confecionar a preços mais convidativos para famílias com dificuldades
- Apoiar a adaptação das infra estruturas municipais para pessoas de mobilidade reduzida (ruas, passeios, parques infantis, acessos a edifícios).
A nível da responsabilidade da União das Freguesias queremos revitalizar os mercados municipais através de programas de iniciativa a ocupação de espaços comerciais com preços mas atrativos nos primeiros tempos, fazendo acordos com centros de emprego e escolas e dando um novo aspeto aos nossos mercados que já apresentam muitos problemas quer ao nível visual assim como ao nível funcional.
Os cemitérios que são outra área de intervenção, propomos a criação de um crematório municipal de modo a ser mais uma alternativa ao dispor nesses momentos de fragilidade humana
É um projeto de continuidade e melhoramento o que CDS-PP quer para as nossas freguesias pelo que não iremos acabar com o que já esta implementado mas sim melhor e aproveitar todos os recursos existentes nas nossas freguesias e todo o conhecimento e respeito dos nossos fregueses.
Acima de tudo desejamos respeitar as gentes das nossas freguesias, gentes que deram tudo a esta terra e que nos últimos 40 anos tem vindo a perder qualidade de vida nas suas ruas, nos seus bairros.
Por tudo isso está na hora de virar a página quer no concelho quer nas nossas freguesias e dizer CHEGA a políticas de gestão que nos endividaram e nos trouxeram o arrastar de problemas sem apresentar soluções verdadeiras.
Os candidatos a União das Freguesias de Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires.
Seixal um concelho para Todos.